sábado, 31 de julho de 2010

Férias de verão

Estou de férias! Eu, o Clément e mais da metade da França, já que a maioria das pessoas tira férias nesta época do ano (principalmente entre os dois feriados do verão, 14 de julho e 15 de agosto). Muitas empresas inclusive impõem férias nesta época - é o caso da minha e da do Clément também.

Ontem voltando para casa eu estava reparando que várias lojinhas e restaurantes pequenos do bairro estavam fechados e com plaquinhas "férias entre dia tal e tal". Na verdade acho que os franceses deveriam nesta época do ano atualizar o mapa mundi e colocar "França - de férias". ;-)

Enfim, as férias começaram e para mim vão até o dia 22. E neste exato momento estou no aeroporto Charles de Gaulle, esperando para embarcar para a primeira parte das férias, que será tb a nossa lua-de-mel atrasada. Quem adivinhar para onde a gente vai, ganha uma batida de coco. (é claro que as poucas pessoas que sabem porque eu contei estão proibidas de participar).

Dicas: tem muito mar, sol, praias, e um tipo de coco de formato inusitado que só existe lá. (ah, o destino inicial da nossa lua-de-mel era Punta Cana, mas tivemos que mudar pq agora é época de furacão por aquelas bandas).

quinta-feira, 15 de julho de 2010

14 de julho

Ontem, 14 de julho, foi feriado aqui na França. Trata-se do dia nacional dos franceses, o aniversário da queda da Bastilha, marco inicial da Revolução Francesa.

Todos os anos a data é comemorada em diversas cidades da França com um espetáculo de fogos de artifício. Em Paris não poderia ser diferente e tudo acontece ao lado da Torre Eiffel. Estivemos por lá ontem (nós e mais metade do universo... entrar no metrô foi missão quase impossível!) e os fogos duraram meia hora. Neste site aqui vocês conseguem ter uma ideia de como foi:

http://14juillet.paris.fr/

E embora ontem tenha sido feriado, trabalhei e trabalhei muito, colocando ordem no novo apartamento já que a mudança foi no fds passado. Peço desculpas pelo blog abandonado, mas as coisas estão realmente complicadas entre a mudança e o volume de trabalho, com coisas infinitas para resolver nestas ultimas semanas que precedem as férias.

Férias que serão muito bem-vindas e devem levar os leitores do blog para um lugar bem exótico... (se tiver internet no hotel, claro).

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O verão chegou... mesmo!



36°C. Essa era a temperatura que estava marcando o termômetro de casa quando cheguei do trabalho. Um forno.

O problema do nosso apartamento é que todas aquelas janelas de vidro que o deixam tão luminoso (um belo ponto positivo no inverno daqui) têm também um efeito colateral: efeito estufa! O sol entra o dia inteiro – e dia inteiro no verão quer dizer das 6 da manhã às 10 da noite – e o ap vai esquentando, esquentando... e mesmo quando o sol começa a enfraquecer, o calor demora muito para sair já que as construções costumam ter boa isolação das paredes (o inverno...). Deixar as janelas abertas ajuda um pouco, mas durante o dia, como não fica ninguém em casa, só deixo uma frestinha. Vai que chove? Vai que entra uma pomba? (eu e as pombas...!)

Enfim, o calor está forte e o nosso apartamento definitivamente não é o mais adaptado para essas situações. Mas sem problemas, já que no final de semana que vem estamos de mudança, o contrato já está assinado e o novo apartamento, que só pode ser mais fresquinho que este, nos aguarda.

E para aproveitar o lado bom do verão, esse final de semana é na praia! Amanhã à noite pegamos o trem em direção a Arcachon, onde passaremos o final de semana com alguns amigos, na casa de praia da família do Gilles.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...