sexta-feira, 8 de abril de 2011

Receita para o fim-de-semana: crumble

O crumble é uma receita muito prática e versátil: ele é preparado em alguns minutos e há versões doces e salgadas para todos os gostos. Sua origem seria a Inglaterra nos tempos da segunda guerra mundial, quando o racionamento de ingredientes básicos como farinha, leite, manteiga e  úcar obrigou as pessoas a adaptarem a receita das tortas, tão consumidas neste país, mas que levam muita quantidade de ingredientes. O crumble nada mais é do que uma camada de recheio – que podiam ser frutas nas versões doces ou legumes nas versões salgadas, recobertas por uma pequena quantidade de uma massa simples, feita apenas com uma pequena quantidade de farinha, manteiga e açúcar. A preparação é então levada ao forno até que a massa fique dourada e crocante.

Não sei dizer quando a receita do crumble atravessou o Canal da Mancha, mas hoje é muito comum encontrá-lo, principalmente nas versões doces, em cardápios de muitos restaurantes franceses e também fazê-los em casa, já que a receita é muito rápida e fácil de fazer. Eu já conhecia o crumble há tempos, mas no Natal ganhei do Clément um kit com quatro recipientes individuais mais um livro de receitas inteirinho sobre crumbles. Outro dia testei uma das receitas, que ficou ótima, então vou usá-la para mostrar a vocês o passo-a-passo do crumble.

Crumble de pera, chocolate e pimenta
Ingredientes para 2 pessoas

Massa:
40g de manteiga (eu uso manteiga com sal, para quebrar um pouco o açúcar. Tirar da geladeira um pouco antes para ficar com consistência “pomada”)
40g de açúcar
40g de farinha de trigo

Recheio:
1 pera cortada em fatias
80g de chocolate (eu usei chocolate amargo)
2 colheres de sopa de creme de leite fresco (mas aquele de caixinha, mais líquido, deve quebrar o galho)
1 pitada de piment d’Espelette (eu não tinha esta e usei piment de Cayenne, também desidratada e em pó. No Brasil acho que o equivalente seria pimenta calabresa desidratada, mas definitivamente pimenta é o que não falta por aí, né?)



Preparo:
1-      Pré-aquecer o forno a 180°C.
2-      Ralar grosseiramente o chocolate (eu usei a faca mesmo).

3-      Nos potinhos individuais ou em um refratário, colocar uma camada de pera, seguida de chocolate ralado, creme de leite e pimenta. Dependendo do tamanho do recipiente, faça apenas uma ou mais camadas (nos meus potinhos foram duas). Ah, devagar com a pimenta, hein?!

4-      Prepare a massa: misture a manteiga, a farinha e o açúcar em uma tigela e vá amassando com os dedos, até ficar uniforme. É uma massa seca, fica meio quebradiça mesmo.   Coloque a massa sobre o recheio.



6-      Leve ao forno até dourar – por volta de 40 minutos.
7-      Deixe esfriar um pouquinho antes de servir (vai estar queeeeente).



E é isso! Bem fácil, não acham? Dá para fazer porções individuais quando é para poucas pessoas, ou uma versão “familiar”, em um grande refratário, e servir quando estiver pronto. A receita da massa é fácil de decorar: é manteiga-farinha-açúcar,  1/3 – 1/3 – 1/3.

Outras variações doces que eu já testei: maçã, banana, manga e abacaxi, banana e chocolate. Dá também para acrescentar um pouco de canela ou amêndoas em lascas no recheio ou na massa, e servir acompanhado com uma bola de sorvete. Quando eu testar uma receita salgada, conto para vocês.

5 comentários:

Taciana disse...

Nossa, que muito gostoso, fér!!!!

Fiquei com muita água na boca, hahahaha.

Bjs,

taci

Daniel Trigo disse...

Taci,
pode fazer pra gente!!! Crumble de banana com sorvete é muuuuito bom!!!

Fernanda,
continue incentivando sua amiga... Acho que vou aderir a técnica do Clement, vou dar utensílios culinários de presente!

Helena disse...

Eu adoro crumble, foi uma das sobremesas que importei da França. Faço bastante com morango, abacaxi ou os dois misturados.

Grazi disse...

Fernanda,

Adorei sua receita. Também estou adorando seu blog.

Para fazer salgado vai qq tipo de legume? E a massa fica clarinha mesmo depois de assada?

Fernanda disse...

Grazi,
Bem-vinda ao blog!

Para fazer salgado pode ser legumes ou até com alguma carne mesmo. Ideias que eu ja vi/experimentei e que estão me passando pela cabeça agora:
- frango com coco ralado
- tomate fresco / tomate seco
- crumble ratatouille (berinjela, abobrinha, tomate, cebola, pimentão, ervas)
- salmão, creme de leite e endro(dill)

A massa não fica branca não, tem que deixar ela dourar. Mas é que na foto o flaaaaash esbranquiçou tudo (eu não sou uma boa fotografa! rs)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...