Hoje, saindo do trabalho, resolvi passar na Printemps para dar uma olhada em jogos de lençol. Printemps e Galleries Lafayette são os chamados “grands magasins” da França: ao pé da letra, “grandes lojas” e, na prática, lojas gigantescas onde você encontra stands das grandes marcas de cosméticos, perfumes, roupas, objetos para casa, roupa de cama, mesa e banho, e até de algumas comidas finas (chocolates, doces, pães, etc.)
Eu no fundo já sabia que os preços que veria seriam altos (porque afinal, só tem as boas marcas nestas lojas, não tem coisa mais-ou-menos), mas não teve jeito, acabei levando um susto, tive um surto não-consumista e resolvi ir embora sem levar nada.
O problema é que o setor de cama, mesa e banho fica no quarto andar. E aí, quando eu estava descendo as escadas para ir embora, topei com a Ladurée no segundo andar. A Ladurée foi fundada em 1862 como um salão de chá (a loja original, perto da igreja da Madeleine, continua no mesmo lugar até hoje) e aos poucos foi se especializando como pâtisserie fina (pâtisseries, de uma maneira geral, são doces). E hoje, dizem por aí que a Ladurée faz os melhores macarons da França.
Mas voltando à minha história, ao topar com a Ladurée no segundo andar da Printemps, meu surto não-consumista foi embora e eu resolvi fazer uma (pequena) extravagância: comprar alguns dos famosos macarons para ver se são tão bons mesmo. Uma caixinha, dois de framboesa, dois de baunilha, dois de cereja, dois de caramelo à flor de sal... Dez euros e cinquenta e sete centavos. (Ui! Só de vez em quando, vai.)
Saí feliz da vida da loja com minha sacolinha verde com a sobremesa do jantar garantida... E depois passei o resto do trajeto para casa morrendo de medo de bater a tal sacolinha em alguma coisa e quebrar os preciosos docinhos. Mas eles chegaram inteiros:

E realmente os macarons são muito, muito bons – o recheio é delicioso (o de framboesa dava até para sentir pedacinhos da fruta) e a massa, crocante por fora e molhadinha por dentro. Agora, para saber se são realmente os melhores da França, ainda vou ter que provar os da concorrência – algumas pessoas discordam e acham que os melhores macarons não são da Ladurée, e sim da Pierre Hermé. Daqui a algumas semanas faço o teste...
Ladurée Royale
16, rue Royale - 75008 Paris
Ladurée Printemps
62, boulevard Haussmann - 75009 Paris
Ladurée Champs Elysées
75, avenue des Champs Elysées - 75008 Paris
E a mais nova loja no Château de Versailles.