quarta-feira, 31 de março de 2010

Casamento R&J Parte 4 – O jantar

O jantar começou com uma entrada, « Saveur de Terre et Mer en salade tiède ». Traduzindo, « Sabores da Terra e do Mar em salada morna » : salada mista de folhas, salmão defumado, st Jacques, langoustines, coxa de codorna, magret (peito de pato) defumado, foie gras de pato, com vinagrete quente de vinagre balsâmico. Chique, não ? Acompanhando a entrada, um vinho branco Gewurztraminer, da região da Alsácia.



Entre a entrada e o prato principal, tivemos direito a uma versão chique do «Trou normand» («Buraco normando»), uma especialidade da Normandia, que consiste basicamente em : sorbet de maçã com Calvados, que é uma bebida alcoólica destilada feita a base de maçã. (Maçã e várias coisas feitas a base de maçã são especialidades da Normandia). O princípio da coisa é simples : em refeições longas, com vários pratos, como o calvados é uma bebida extremamente forte, ao bebê-la entre os pratos você « faz um buraco » no seu estômago para conseguir continuar a refeição :-)



Buraco feito, passamos ao prato principal : «Surprise de bœuf poêlée aux saveurs de sous bois, Chartreuse de pommes de terre et tomates confites aux herbes». Explicando, carne com molho de cogumelos (vários tipos de cogumelo), acompanhado de batatas fatiadas gratinadas ao forno (com creme de leite e temperos) e tomate cozido com ervas finas. Acompanhando o prato, um vinho tinto da região de Bordeaux.



A etapa seguinte em uma refeição típica francesa é o «plateau de fromages» - os queijos. O garçom passou uma bandeja com várias opções : camembert, Pont l’Evêque, Livarot (estes 3 são queijos da Normandia), chèvre, … não me lembro se tinha outros.

Depois do queijo, a sobremesa ! Os noivos foram então para o corte do « bolo », que no caso não era um bolo e sim uma «Pièce montée». Pièce montée é uma especialidade de pâtisserie francesa que eu não conhecia até pouco tempo atrás. Meio difícil de explicar, mas vou tentar. Sabe carolina, que tem no Brasil (aquela bolinha de massa recheada com doce de leite ou creme) ? Essa bolinha recheada de creme aqui na França chama-se «chou». E uma « pièce montée » é uma espécie de pirâmide, ou torre, feita com trocentos «choux» (plural com x…) colados uns aos outros com caramelo. Bom, não sei se a explicação é suficiente, mas talvez a foto ajude :



Entenderam ? hehehe

Para resumir, eles fazem um monte de bolinhas, montam uma coisa extremamente complicada (deve dar um trabalhão !) e depois desmontam bolinha por bolinha para servir para todo mundo. E além dos choux, tinha vários outros tipos de sobremesa também : torta de framboesa, de chocolate, de maçã, crème brulée, …

Eu acabei esquecendo de tirar fotos dos queijos e das sobremesas, ganha um chou quem adivinhar por quê ! hehehe

3 comentários:

Ana Paula disse...

Fér,
O jantar foi MUITO chic! Cada vinho acompanhando um prato, um monte de opções. Adorei! E dá muita vontade de experimentar esse bolo gigante de Carolina.

Bjos

Ana Paula

Taciana disse...

Idem, idem, hahahahhah!

Vc não quer mandar uns choux para cá não?

Fernanda Floret disse...

Que delícia!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...