quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O inverno na cozinha francesa

Bom, como contei nos posts anteriores, o inverno já chegou para valer por aqui. Já foram duas frentes frias com muita neve e uma outra está prevista para hoje (o céu já está começando a ficar beeeeem cinza).

Quando chega este frio todo, nós naturalmente mudamos o guarda-roupa – saem os vestidos e sandálias, entram as botas e os casacos. E mudamos também o cardápio, afinal, quem tem vontade de comer salada com uma temperatura próxima de 0°C ?

Chegou então o tempo dos pratos quentinhos, como sopas, cozidos, muitos molhos, gratinados. E também é hora de três pratos clássicos do inverno aqui na França, os três com origem nas regiões montanhosas e à base de queijos.

O primeiro prato é fácil, pois ele já é relativamente famoso também no Brasil : fondue de queijo. Os outros dois são a raclette e a tartiflette, e com certeza vou ter a oportunidadede falar deles durante as próximas semanas.

Nós inauguramos a "temporada de pratos de inverno" há um pouco mais de um mês, quando estivemos em Caen, na Normandia, onde moram os pais do Clément. Fomos jantar em um restaurante especializado em queijos e escolhemos um fondue de queijo e champignons. Delicioso!

A palavra "fondue" em francês quer dizer "derretido", então o nome já diz tudo: trata-se de queijo derretido. O fondue é uma receita clássica suíça, mas diversas variações foram criadas na França – afinal, com a quantidade de queijos que tem por aqui, convenhamos que dá para ser criativo! A receita mais conhecida na França é a savoyarde: queijos emmental, comté et beaufort, e um pouco de vinho branco. O fondue de queijo é comido com pedacinhos de pão (e às vezes batata cozida) e acompanhado de alguns frios como presunto cru e salame, por exemplo.

Nos supermercados franceses podemos encontrar misturas prontas de queijos para fondue, como existe também aí no Brasil. Mas elas são mais ou menos, bom mesmo é comprar os queijos frescos e fazer a mistureba em casa, afinal, derreter queijo não é lá muito complexo. Restaurantes especializados neste tipo de prato também são boas opções. Este restaurante de Caen, o Maître Corbeau, embora seja especializado em queijos e não em fondue, tem até fondue de chocolate de sobremesa. E fondue de chocolate não é lá muito popular por aqui, na verdade este é o único restaurante que eu conheço que tem no cardápio.

Um outro tipo de fondue bem conhecido no Brasil é o fondue de carne, cujo nome aqui na França é "fondue bourguignonne". O princípio é de espetar cubinhos de carne com os garfinhos de fondue, fritar no óleo quente que fica na panelinha no centro da mesa, e comer com vários tipos diferentes de molho. Na França, normalmente acompanha uma salada e batatas fritas ou batata chips. O nome bourguignonne vem de Bourgogne, uma região da França, mas isto não quer dizer que se trata de uma receita francesa. Pelo que eu pude pesquisar, a ideia seria também suíça, e o nome bourguignonne vem da origem da carne (a Bourgogne é grande produtora). O curioso do fondue de carne é que o prato guardou o nome fondue, mesmo não tendo nada derretido na receita, porque é feito nos mesmos utensílios utilizados para o fondue original, de queijo.

Fica aqui o endereço do restaurante de queijos de Caen (vai saber, pode interessar alguém!). E em breve, posts sobre os outros dois pratos clássicos do inverno francês.

Maître Corbeau - Restaurante especializado em queijos
http://www.maitre-corbeau.com/
8 Rue Buquet
14000 Caen

7 comentários:

Suellen de Oliveira disse...

Oi amiga! :)
Acabei de conhecer o seu blog e adorei!! Já estou seguindo! Dps vai lá conhecer o meu Guia, se gostar, me segue tb!!
Aproveita q tá rolando sorteio!! *-*


ps: amoooo a França! Meu sonho é fazer um curso de moda aí!! Quem sabe um dia não realizo? ;)
Beijinhos
Susie

Tati Fanti disse...

Adoreeeeei Fér... que fomeeee...
Manda um foundue pela sua mãe!!! hahahahahaha
Beijoooos
Tati
http://comoagarrarummarido.blogspot.com/

http://passionforfashionbr.blogspot.com/

Taciana disse...

aaaaaaaaah, fondue, que delícia!!!! E como eu não sou muito fã de salada, como seria bom que aqui tivesse mais inverno para a gente comer mais dessas receitas ótimas!!!

Ana Paula disse...

e engordar com essas receitas ótimas né Taci! ai eu seria uma gordinha tão feliz em Paris!!

Bjos Fér!

Alexandre, não O Grande, mas dou trabalho!!! disse...

Oi,

Foundue... alguém disse a palavra mágica que mais combina com um vinho francês???

Beijos e Feliz 2011.

Alê.
http://homemponto40.blogspot.com/

P disse...

Nossa... que inveja branca... eu tenho sangue mineiro na veia. Então, sou fissurada em queijos.
Meu Deus, fondue de queijo.
Delícia... conta mais!!!

Fernanda disse...

Pois é, gente, fondue realmente é muito bom! Queijo é muito bom, essa semana vou continuar os posts de comidas gordas com queijo, vcs vão ver... hehehe

Alexandre, uma curiosidade sobre o vinho: aqui na França, com fondue, bebe-se vinho branco (da região dos Alpes, de preferência). Se eu não me engano, no Brasil o comum é tinto mesmo.

Susie, sempre corra atras dos seus sonhos! Eu sempre disse que queria vir para a França, e veja so onde estou hoje... Bem-vinda ao blog.

Paulinha, bem-vinda ao blog! Eu também amo queijos... Pode ter certeza que qualquer pessoa com sangue mineiro na veia, como você diz, seria uma gordinha feliz na França, como disse a Ana Paula! :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...