quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aula rápida de culinária - Cook and Go

Quando Clément e eu fizemos aniversário, no meio do ano, ganhamos dos nossos amigos aqui na França um vale para uma aula de culinária na Cook and Go, rede que tem 3 unidades em Paris e também está presente em Lyon, Marseille, Grenoble e Lille. A Cook and Go não é realmente uma escola de culinária propriamente dita, a proposta é um pouco diferente: são sessões curtas, de no máximo uma hora e meia, durante as quais você prepara uma ou mais receitas, e no final leva tudo para degustar em casa. Há várias fórmulas diferentes disponíveis, nós ganhamos - e testamos - o "Tête à tête gourmand": o ateliê dura uma hora, vale para um ou dois participantes, e prepara-se uma entrada, um prato e uma sobremesa para duas pessoas. A fórmula dá também direito a uma garrafa de vinho para acompanhar o jantar.

Tudo começa com a reserva, que é feita pelo site: deve-se obviamente escolher a data, a hora e o local do ateliê, mas também os pratos que serão preparados. A escolha é simples: a cada mês, são propostos 4 menus temáticos diferentes, o que resulta em 4 entradas, 4 pratos e 4 sobremesas distintos. Você escolhe um de cada, e pronto. Não é preciso escolher tudo dentro de um mesmo tema, nós por exemplo escolhemos duas receitas de um "menu verão" e uma de um outro de que não me lembro o nome.

Chegando no ateliê, os "cozinheiros" ganham um avental descartável e... mãos à massa! As receitas estão impressas, bem detalhadas, e disponíveis sobre as bancadas de trabalho. O chef explica os pontos importantes da receita, dá algumas dicas, e basicamente fica de olho para ver se você não está fazendo bobagem.

Os pratos que preparamos foram estes:

"Guacamole de fèves, dips de légumes"
(guacamole de favas,  palitinhos de legumes)

"Papillote de rouget, romarin et pastis"
(papelote de salmonete,  alecrim e  pastis, uma bebida a base de anis)

"Amandine poire, chocolat et rhum"
(tortinha com massa folhada,  recheio de farinha de amêndoas, chocolate meio-amargo, rum e peras em calda)
 Conclusão: não é realmente uma aula de culinária, já que não tem o passo-a-passo detalhado e algumas etapas já estão pré-realizadas para ganhar tempo (por exemplo legumes lavados e descascados, às vezes picados, o filé de peixe está prontinho e limpinho, etc.). Mas o legal mesmo é aprender receitas diferentes, criativas, que você não necessariamente imaginaria, e aprender alguns truquezinhos do chef. Nós fomos à unidade de Paris 9ème, e o chef ali é um jovem bem simpático, formado pelo Institut Paul Bocuse de Lyon. Como eu sou curiosa, fico perguntando várias coisas, e e ele vai mostrando truques como a maneira correta de cortar os legumes para ter palitos bem regulares e não coisas tortas e monstrengas, como tirar as raspas de limão corretamente, como dobrar o papel aluminio para o papelote, o porquê de ser necessário furar com o garfo o fundo da massa folhada, como cortar as peras e colocá-las de maneira bonitinha sobre a torta, etc.

No final de cada receita, tudo é bem embaladinho para viagem. Chegando em casa, algumas receitas estão prontas (como a nossa entrada) e algumas só precisam de 15 minutinhos de forno. E o resultado ? Um jantar muito gostoso!

Ja em casa, tudo prontinho para ir ao forno!

Cozinhando a dois - quem tem Facebook, clica aqui e da um like na nossa foto, ajude-nos a ganhar uma caixa de champagne! rs ;-)

Um comentário:

Taciana disse...

Fér, eu daria um like se eu tivesse facebook, hahaha. Tudo está com uma cara ótima!

E muito legal que aí tenha tantos doces com pera, que eu amo. Já é a segunda receita que vc cita no blog com essa fruta e acho que aqui no Brasil o mais comum é peras em caldas mesmo... Dá água na boca!

bjs,

taci

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...