quarta-feira, 7 de abril de 2010

Greve de trens

Hoje a SNCF, empresa (pública) de trens da França, está em greve. De novo. Já é a segunda vez desde que cheguei aqui. Normalmente as greves de trem são relativamente "organizadas", um site internet coloca à disposição todos os horários dos trens que irão efetivamente circular. Mas hoje eu não dei sorte: acordei mais cedo para pegar o trem às 7:23 (eu costumo pegar o 7:53, que não circula por causa da greve) e o trem acabou saindo só agora, 7:46.
Bom, pelo menos desta vez é só a SNCF que está em greve e não a RATP também (a empresa do metrô). E pelo menos também eles foram "simpáticos" e começaram a greve só na quarta e não na terça-feira com valor de segunda, já que segunda foi feriado aqui - na França a sexta-feira santa não é feriado, mas a "segunda de Pascoa" é.
A greve é por causa de salários e de necessidade de contratação de novos funcionários. Meus colegas dizem que no fundo o sindicato está meio que testando a adesão dos funcionários para saber o tamanho do movimento que eles vão conseguir organizar no início de maio. Se eles tiverem razão, vem (muito) mais greve por aí...

2 comentários:

Ana Paula disse...

O que tem na França que não tem no Brasil? Esse tanto de greve.
Embora eu reconheça o direito constitucional de greve (aí tb é?) eu ODEIO greves. Coitada de vc! Espero que não tenha adesão nenehuma.

Bjos!

Ana Paula

Taciana disse...

como eu queria que aqui também tivesse horário para os trens, hehehehe!

bjs, fér!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...