sexta-feira, 18 de junho de 2010

Relatos expatriados de uma Copa do Mundo (1)

A copa já começou há uma semana, mas eu ainda não tinha tido tempo para escrever. (Culpa da procura por apartamento, que será assunto de um post muito em breve.) No final das contas, sobrou para eu inaugurar os comentários da Copa com a derrota da França contra o México.

Não vou comentar o jogo, porque quem se interessa já viu o vexame. E o resultado foi que, depois de uma semana de euforia em relação a futebol, Copa do Mundo, bolões... a França hoje amanheceu bem esquisita. Tinha gente de mau humor. Tinha gente irritada. Tinha gente decepcionada. Tinha gente conformada. (E sim, tinha gente que não estava nem aí... mas eu sinceramente acho que estes são poucos, os franceses gostam bastante de futebol.) Achei muito estranho ouvir os comentários das pessoas no trem, na rua, no trabalho... e poder, felizmente, só olhar de fora. Porque ok, casei com um francês e gosto muito daqui, mas no futebol... cada um com seus problemas! ;-)

A imensa maioria dos franceses (eu diria que 99,9% é uma boa estimativa) culpa o técnico, Raymond Domenech, pela derrota. E tem também a culpa dos próprios jogadores, meio “moles”, desinteressados, individualistas. O jornal esportivo L’Equipe foi cruel em sua manchete de hoje :


E agora há pouco estava assistindo o “Guignols de l’info”, um programa diário de humor no formato de um jornal televisivo, feito com bonecos-caricatura (tem o boneco do Sarkozy, o do Zidane, o do Domenech... enfim, de tudo quanto é pessoa conhecida!). O assunto, é claro, foi a derrota da França, e achei dois momentos muito engraçados. O primeiro, o “resumo do jogo”:


Ou seja, dois mexicanos malhando uma pinhata em forma do galo símbolo da França.

E o segundo, dizendo que o que faltou à França foi o Zidane...




... pra dar uma cabeçada no Domenech!

Vou tentar atender o pedido do Felipe e no próximo jogo da França tentar mostrar como é um jogo de Copa do Mundo para os franceses. Vou tentar, porque não sei se o próximo jogo vai ser muito parâmetro, já que a França só se classifica se não der empate no jogo México x Uruguai e a França ainda por cima conseguir ganhar com 4 ou 5 gols de diferença. E como os franceses não acreditam em milagre, não sei se vão se dar ao trabalho de torcer...

Um comentário:

Bozolipe Santista disse...

Hahahha.....comédia o Zizou dando a cabeçada no burrão do Domenech.....que é bem burrinho msmo....num sabe armar o time....Henry no banco?? pó parar...só é banco se num tiver um Robinho ou Neymar no time, que não é o caso......enfim...

Les "petit's" poullets!!!! :P

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...