quarta-feira, 23 de junho de 2010

Relatos expatriados de uma Copa do Mundo (2)

No final das contas, usar o terceiro jogo da França como exemplo para explicar o clima de Copa do Mundo por aqui vai ser um pouco complicado.

Primeiro, porque o jogo foi às 4 da tarde de ontem. E aqui, grande diferença em relação ao Brasil, não tem moleza: nada de sair mais cedo do trabalho, da escola, fechar lojas, parar tudo. A vida continua como se nada estivesse acontecendo. Os mais fanáticos já haviam previsto há semanas de gastar um dos dias de folga a que temos direito aqui na França (em torno de 10 dias por ano, depende da empresa, depende do contrato, ...) para poder assistir ao jogo. Eu conheço algumas pessoas que fizeram isso e que, infelizmente para eles, acabaram se arrependendo profundamente. E a maioria das pessoas, que não tirou folga, teve que se contentar em acompanhar os gols pelo “lance a lance” dos sites internet.

O segundo motivo é óbvio: a degringolada da seleção francesa depois da derrota contra o México, com direito a insultos publicados no jornal, brigas, greve de treino, pedido de demissão de dirigente da federação e tudo mais que vocês devem ter visto na imprensa. Os franceses estavam mais no clima “nem aí” ou “espero que se ferrem mesmo”, só uns gatos pingados ainda acreditavam em alguma possibilidade de vitória para que a França não saísse da Copa passando tanta vergonha.

No primeiro jogo da França, na sexta-feira dia 11, o clima era de festa. O jogo foi às 8 e meia da noite, então sem problemas com o trabalho. Nós fomos assistir ao jogo na casa do Vincent e da Agnès, éramos 9 pessoas ao todo. Vimos o jogo, conversamos, xingamos, demos risada, bebemos cerveja, petiscamos, jantamos. Bem legal. No caminho para lá, vimos muita gente pela rua com a camisa da França, indo ver o jogo também em casa de amigos ou em bares, restaurantes – muitos deles colocaram as tvs de plasma para funcionar e atrair o pessoal durante os jogos. Dois telões também foram colocados em Paris, um na praça da Prefeitura (Hôtel de Ville) e um no Trocadéro, ao lado da Torre Eiffel.

Estes telões transmitem todos os jogos, então servem também como ponto de encontro para torcidas de outros países. Como em Paris tem muito estrangeiro (tanto turista como morador), você sempre topa também com algum grupinho de torcedores portugueses, espanhóis, italianos, mexicanos, brasileiros... No jogo Africa do Sul x México, estávamos voltando para casa e passamos na frente de um restaurante mexicano durante o jogo, o pessoal todo aflito gritando na frente da televisão (o México estava perdendo naquele momento).

Uma coisa que fazemos bastante no Brasil e que aqui também tem, é bolão. Eu estou participando de dois, um com estes amigos com quem assistimos aos jogos da França e o outro no trabalho. E se interessa alguém, neste exato momento estou em primeiro lugar no bolão de amigos (total 14 participantes) e em terceiro no do trabalho (total 35 participantes). Vidente, a garota! hehehe

Os dois primeiros jogos do Brasil assisti em um pub inglês. Ideia do Thiago e do Mauro, dois amigos brasileiros, que organizaram a reuniãozinha de amigos brasileiros (e estrangeiros interessados). Foi bem legal, e até agora deu tudo certo! :-) Agora como Brasil x Portugal vai ser às 4 da tarde nesta sexta, ainda tenho que ver se vou conseguir sair do trabalho mais cedo. Visto o volume de coisas que tenho para fazer, estou achando improvável, mas enfim... quem sabe?! Mas se não vou ter que entrar no clima francês e me contentar com a internet e as mensagens do programinha que baixei para o iphone e que me manda uma mensagem sempre que rola um gol!

3 comentários:

Taciana disse...

Eu adoro a copa do mundo - para parar de trabalhar num dia que nem é feriado!

Marcella disse...

Tenho que admitir que estou aprendendo a gostar de futebol, pois meus chefes amam e acompanham pela internet e me conta todas as novidades, estou por dentro de tudo.
Mas é logico que eu aproveito para olhar aquele monte de homem bonito, esses homens do leste europeu são maravilhosos, senhor... tem suas ressalvas, claro!!!

Bozolipe Santista disse...

Pobre França....acho q o negócio que fiz no meu álbum funcionou! :P hehehehe

Jogo do Brasil em pub inglês não combina, pô! Não pode....tem q ter farra...bagunça....

Ah...sabe da minha facul? ACABOOOOOOOOOOOU!!! \o/

Não vim comentar aqui antes pq tva na correria de fim de semestre....agora cabou de vez! UFA!

Saudades!!!
Bjossss!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...