sábado, 7 de agosto de 2010

Primeira etapa: ilha de Praslin

Praslin é a segunda maior ilha de Seychelles, com 8 mil habitantes et 26 km2. Não é muito grande, mas tem várias opções de atividades. Uma boa opção é alugar um carro e rodar a ilha, parando nas diferentes praias para admirar a paisagem. Alugar um carro é simples, o problema aparece na hora de dirigir – as Seychelles eram uma colônia inglesa e portanto... volante à direita no carro e manter a esquerda na estrada! O Clément se saiu muito bem globalmente, mas sempre acontecem umas situações engraçadas do tipo o motorista ir para o lado esquerdo quando vai pegar o carro, ou então ligar o limpador de para-brisas ao invés da seta, já que as alavancas também são invertidas.

Mas voltando à paisagem... São várias praias, de estilos diferentes, todas com areia branquinha e com aquele mar azul-esverdeado-transparente.
Por exemplo, na hora do almoço pegamos um “take away” (o marmitex das Seychelles) e almoçamos em Anse La Blague, uma praia quase deserta :



Mais tarde, fomos até Anse Lazio, considerada uma das mais belas praias do mundo:



E no dia seguinte andamos até Anse Georgette, uma praia bem charmosa e que hoje fica dentro de um resort (precisa pedir autorização para entrar):



Saindo um pouco do “departamento praias”, temos a Vallée de Mai (“Vale de Maio”), uma reserva natural onde existem muitos e muitos “coqueiros-do-mar”, um tipo de coqueiro nativo das Seychelles e que só existe nas ilhas de Praslin e de Curieuse. Este coqueiro dá um coco com um formato bem curioso... ele é conhecido como “coco-fesses”:



(precisa traduzir “fesses” ou a foto é auto-explicativa? ;-) )

Um outro passeio interessante é uma excursão que dura um dia inteiro, às ilhas de Cousin, Curieuse e Saint Pierre. A ilha de Cousin é uma reserva natural onde vivem mais de 350 mil pássaros, de várias espécies diferentes, algumas nativas e exclusivas das Seychelles. Tem tanto pássaro, mas tanto pássaro, que é impossível não vê-los (e levar uma “batizada” na camiseta é altamente provável... eu escapei, mas o coitado do Clément levou a dele). Tem inclusive passarinhos chocando tranquilamente, e bebês-pássaro nos ninhos, que às vezes são no chão:



Na ilha de Curieuse há tartarugas gigantes, que só existem nas Seychelles e em Galápagos. Elas são impressionantes, e muito dóceis:



E a ilha de Saint Pierre é um ponto onde os barcos param para um mergulho com máscara, para ver os peixinhos coloridos nas águas transparentes. Na verdade ele mal é uma ilha, não dá para desembarcar. Mas é um rochedinho pra lá de charmoso, convenhamos:



Depois de tudo isso... próxima etapa, La Digue.

2 comentários:

Taciana disse...

eba, praia!!!! que lugar lindo!!!! O mais legal é a tartaruga!

só por curiosidade: vcs beberam da água desse coco????

bjs!!!

Bozolipe Santista disse...

Que que é? Ficou presa na primeira etapa??
Tá em Praslin ainda?? Tomando coco-bundas e dando rolês nas tortuguitas gigantes? hehehehe

Saudades!!

Bjossss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...