domingo, 1 de maio de 2011

Um passeio primaveril : Giverny

Claude Monet sempre foi um dos pintores de quem eu mais gostei. Desde as épocas longínquas das aulas de Artes na escola, e mais tarde quando pude ver de perto tantos quadros famosos em museus aqui na Europa. (Meu outro pintor favorito é Van Gogh). Quando eu soube que os jardins que inspiraram tantos quadros de Monet eram abertos a visitação e ficam não muito longe de Paris, em uma cidadezinha chamada Giverny, logo disse “preciso visitá-lo”. Disse mas não o fiz, o tempo foi passando, com a correria do dia-a-dia, e eu nunca tinha parado para realmente programar uma visita aos famosos jardins.

Até ontem, quando entrei no blog Conexão Paris (quem ainda não conhece, não sabe o que está perdendo – clique aqui) e vi fotos lindas que foram enviadas por um leitor. Aí mostrei para o Clément, “olha, que lindo, Giverny, ano passado a gente enrolou enrolou e não foi, precisamos ir”. Ele olhou, “verdade. Vamos amanhã então?”. E pronto, meia hora depois a gente já tinha comprado as passagens de trem e as entradas corta-fila pela internet, e hoje de manhã saímos cedinho para o nosso passeio primaveril.

Monet mudou-se para Giverny em 1883. No início alugava o Clos Normand : a casa e o jardim. Logo começou a melhorar o jardim, acrescentando diferentes flores, plantas, transformando-o a seu gosto. Monet teve a sorte de fazer sucesso ainda vivo – então prosperou, comprou a casa (1890), e comprou um terreno ao lado (1893) onde construiu o jardim aquático (os lagos foram cavados e criados desviando um braço do riozinho que passa ao lado). Nele colocou a ponte japonesa verde, e as ninfeias, inspiração de inúmeros de seus quadros.

A casa e os jardins estão abertos ao público todos os anos de abril a outubro. Cada tipo de planta floresce em uma época diferente – nós por exemplo não vimos as flores das ninfeias (que só aparecem em julho e agosto), mas ainda vimos tulipas (abril e início de maio). As fotos abaixo são para dar um gostinho, o lugar é simplesmente lindo. Passeio recomendado para quem estiver em Paris na época da abertura anual e quiser fazer um passeio diferente.












Fotos: www.fernandanafranca.blogspot.com (by Clément)

7 comentários:

disse...

Os jardins de Monet em Giverny sao lindos mesmo, né? A gente se sente como se estivesse num quadro dele! Um passeio que recomendo a todos que vem nesta época. As fotos estao lindas.

Adorei te conhecer! Beijao e otima semana,

Milena F. disse...

Adoro os jardins de Monet e Giverny!!! Tinha falado um pouco sobre o passeio há algumas semanas, se quiser dar uma olhada!!! Excelente idéia para um final de semana bonito!
http://viverplenamenteparis.blogspot.com/2011/04/giverny-e-casa-de-monet.html

Unknown disse...

Prazer em conhecê-la.
Seu artigo está ótimo.
Abraços

Conexão Paris disse...

Olá.
Adoro quando encontro brasileiras morando em Paris.
Vamos formar um club.
Seu post esta lindo.
Abraços

Fernanda disse...

Dé,
Também adorei conhecer vcs, sair um pouquinho do mundo virtual. Tomara que dê certo o piquenique na proxima, assim a gente papeia mais!

Milena,
Vou passar sim no seu blog mais tarde. O passeio é tão bonito que da vontade de ver mais e mais fotos...

Geovane,
Muito obrigada e seja bem-vindo!

Lina,
Eu topo formar um club! Quando é a primeira reunião? :-)
Obrigada pela visita!

Taciana disse...

Aaaaaaaaaaah, que lugar maravilhoso! Com certeza vou incluir na minha próxima viagem para Paris. O legal da França é que vc pode ir trocentas vezes, ou morar aí, e sempre tem coisas lindas para visitar.

Bjs, fér!

Lu Martinez disse...

Fer...
É minha primeira visita no seu BLOG, e preciso lhe dizer: A-D-O-R-E-I a forma como escreve, como conta a história, fazendo ficar interessante!!!
Agora me restou a vontade de visitar o jardim...
Muitos bjs - Lu Martinez

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...