terça-feira, 13 de abril de 2010

La Rochelle

No feriado de Páscoa, viajamos para a casa que a família do Clément tem no litoral, na região de La Rochelle. No sábado, o tempo estava chuvoso, mas no domingo e na segunda o tempo abriu, céu azul, então conseguimos aproveitar para passear um pouco, ver as praias... mas só ver, porque céu azul não é sinônimo de calor !
(Parênteses para explicar o feriado: na França, a sexta-feira santa não é feriado. Porém a “segunda-feira de Páscoa”, sim. Fica então um feriado deslocado em relação ao Brasil).

La Rochelle é uma cidade do século X (isso mesmo, X!), tornou-se um porto importante da França a partir do século XII. E mesmo tendo sido uma base da marinha alemã durante a segunda guerra e a última cidade da França a ser liberada, não sofreu nenhuma grande destruição de prédios e monumentos, como aconteceu em outras cidades. A cidade tem então prédios bem antigos, de várias épocas diferentes, mas conservados.
Na foto abaixo, um dos portos de La Rochelle, e as torres Saint Nicolas e da Corrente (Tour Saint Nicolas e Tour de la Chaîne). A Tour de la Chaîne tem este nome porque antigamente existia uma corrente que era passada todas as noites entre estas duas torres, para “fechar” o porto.



E na foto abaixo, o efeito feriado + dia-de-sol-após-um-longo-inverno: ruas lotadas, gente sentada na rua aproveitando o sol, fila para tomar sorvete e nenhuma mesa na calçada vaga em todos os cafés e restaurantes que dão a volta no porto.

Um comentário:

Taciana disse...

Taí a prova do que vc disse, né, fér, só se vê povo agasalhado na rua, hahahah!

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...