terça-feira, 24 de maio de 2011

Fim-de-semana no campo

No último fim-de-semana fomos visitar a avó do Clément, que mora na campagne, como se diz aqui na França, ou, como diríamos no Brasil, no interiorrrrr. Mas interior no sentido zona rural mesmo – então foi um fim-de-semana bem atípico para quem mora em cidade grande barulhenta, tem vizinhos a menos de 10 metros em todas as direções e só vê frango e boi na bandejinha do supermercado.




A avó do Clément mora em uma pequena fazenda, em uma cidadezinha chamada Messais que fica a quase 4 horas de Paris, mais ou menos perto de Poitiers. Tivemos que ir de carro, porque a cidadezinha é realmente pequena, e não tem trem que chega por lá. Aproveitamos para descansar bastante, andar de bicicleta nas estradinhas cortando as plantações, ver os bichos e fazer coisas diferentes.

Na fazenda tem carneiros...



... coelhos ...
 

... um ganso nervosinho e algumas galinhas...


... e nas vizinhanças, um burrinho simpático.
 

No jardim pudemos comer framboesa do pé (deliciosas)...
 

... e cerejas também !
 

E até na nossa ida ao supermercado foi um pouco original, afinal, não é nas prateleiras do Carrefour de Paris que a gente vê uma grande variedade de sementes...


... e até rolhas (!) para quem produz vinho caseiro.


Agora, é atacar novamente a vida parisiense – nos próximos dias, com direito a Roland Garros para sair um pouco da rotina.

8 comentários:

Luciana Martinez disse...

Fer...Que delícia de viagem!!!
Adorei as rolhas...Nem imaginava que eram vendidas desta forma!!!

Milena F. disse...

Adoro essas cidadezinhas do interior!!! Eh uma pena mesmo que o acesso de trem seja complicado, então não é tão fácil...
Um dos meus passeios de sonho é visitar a Provence, parando em todas as cidadezinhas!!!

Bozolipe Santista disse...

Aeeeeee....demorei mas cheguei!!
Olha só...passeando na roça francesa.....tem bastante mouton ae? hahahahaha
E q q o Ganso tá fazendo ae na França? Ele tem q se recuperar pra voltar a jogar logo, pô!! hehehe
E esse carro branco ae, é um CRZ? o.O

Saudades, maninha!!
Bjosssss!!

PS: Ah, se a Ana Paula passar por aqui: "SAAAAAAAAANTOOOOOOOOOSSS!!!"
Hihihiiii ;P

Fernanda disse...

Lu,
As rolhas eu tb nem imaginava, dai so dava eu no meio do supermercado tirando foto... hahaha

Milena,
Fiz a Provence em setembro do ano passado (vou publicar um dia destes se tiver tempo) e realmente vale muito a pena. Muito bonito!

Felipe,
Aaaaah até que enfim vc apareceu! Tava sumido! E mouton = carneiro, então sim, tinha varios! hahaha
O carro é um Citroën DS3, muito legal, vou te mandar outra foto por e-mail.

Ana Paula disse...

hahahahahahahahah Sabia que vc ia falar alguma coisa Felipe! Sim passei por aki! hahaha jogo horroroso aquele, nem vou comentar!

Ahhhh Fér, esse burrinho é muito fooooofo. Ele tem cara de meiguinho! adorei as fotos da casa da vó do Clement. Vc poderia ter colocado uma fotinho dela tb, para a gente ver como é uma avó francesa do interiorrrrr.

Bjos!

Stella Terassi disse...

Fernanda, tudo bom? Achei seu blog sem querer e adorei!!!
Também queria agradecer a flor de sal que vc me mandou. Obrigada msm! É tão bonitinha que eu quase nem uso! Não tenho coragem! hhheheheheh!!! Beijos!!

Beatriz disse...

Olá Fernanda! Tudo bem?
Estou programando com meu noivo de ir p/ França no Ano que vem, e estamos montando o roteiro. Nós queremos ir a alguma estação de esqui (ps: Nunca esquiamos.rs..). Li em post anterior suas aventuras esquiando... Você saberia me dizer qual estação seria melhor p/ gente (com instrutores, fácil acesso), e que ainda tenha neve no final de abril??? Obrigada!!

Fernanda disse...

Ola Beatriz,
Desculpe a demora em responder - e como vc não deixou e-mail, vai ter que ser por aqui mesmo, espero que vc veja.

Olha, esquiar no final de abril na França é tarefa um pouco complicada, porque na grande maioria das estações a neve vai ser pouca e ruim - com as temperaturas mais altas, ela derrete muito rapido e vira "sopa". Além disso, as pistas mais faceis são as que sofrem primeiro, ja que normalmente ficam nas partes mais baixas das estações. Se vocês conseguirem adiantar para o começo de abril, a situação ja melhora. Recomendo de toda forma procurar as estações mais altas, como Tignes ou Les Deux Alpes - como são mais altas, maiores as chances de terem neve. Alias, estas duas estações têm geleiras, ou seja, regiões em que a neve não derrete nunca - mas eu não sei se as pistas nestas areas são boas para iniciantes.

Em todo caso, encontrar monitores não é problema, a ESF (Ecole du Ski Français) esta presente em todas as grandes estações. So prepare o bolso, porque as aulas são caras (individual sai em torno de 80€ por hora).

Quanto ao acesso, acho que nenhuma estação de esqui tem acesso realmente facil. Para Tignes, por exemplo, o trem Paris-Bourg Saint Maurice leva em torno de 6 horas, e depois ainda tem mais uns 40 min de ônibus. Para Les Deux Alpes, trem até Grenoble (3 horas de Paris) e depois 1h30 de ônibus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...