sábado, 11 de junho de 2011

Mademoiselle

Aqui na França, a forma de tratamento entre as pessoas é muito mais formal do que a que utilizamos no Brasil. Quando não conhecemos ou temos pouca intimidade com alguém – isso vale quando pedimos informação para alguém na rua, com um vendedor em uma loja, com o seu médico – é imperativo usar as formas de tratamento formais que são usar o “vous” no lugar do “tu” e também os famosos “monsieur, madame, mademoiselle”. Experimente chamar o garçom do restaurante de “tu” para ver quando tempo você vai levar para ser servido... é sinal de falta de educação, e pronto.

Embora seja um traço desta formalidade, eu adoro ouvir um “Bonjour Mademoiselle” quando entro na padaria, na farmácia, na banda de jornal. Primeiro porque acho que soa tão bonito, que até comprar uma baguete fica chique! E segundo que quando me chamam de Mademoiselle, isto quer dizer que acham que sou jovem demais para ser casada, e isto, convenhamos, faz qualquer mulher achar que ganhou o dia, concordam?

Bom, tudo isto só para dizer que hoje é dia de atualizar a idade ali no canto superior esquerdo da página, e que eu espero que os franceses desconhecidos continuem me chamando de Mademoiselle por muuuuuito tempo... ;-)

Encontrei no Google e achei bonitinho...
  http://fr32c.free.fr/Problog/index.php?2007/10/31/71-oui-mais-non 

P.S. O blog andava às moscas porque é muita coisa acontecendo ultimamente. Além do trabalho, coisas muito legais também como ida a Roland Garros e viagem para a praia, que vão render alguns posts em breve.

5 comentários:

Taciana disse...

Parabéns, Fér!!!!

Ainda vai durar muito a sua fase de Mademoiselle!!!!

Tudo de bom, muitas felicidades!!

bjs,

taci

Amanda disse...

Aeeee! Parabens!! ;)

Confesso que eu não gosto dessa diferenciação de madame/mademoiselle não! Detesto ver a pessoa olhando pra mim e me avaliando antes de se decidir! Sem contar todos os valores machistas que estão por tras desses dois termos, enquanto pros homens é tout simplement monsieur. Ja encontrei alguns homens inteligentes que me chamaram de madame explicando que eles usavam madame pra todas as mulheres justamente pra não ter essa diferenciação de disponivel/não-disponivel. Achei o maximo!

Beijo!!

Fernanda disse...

Taci e Amanda, obrigada!

Amanda, realmente esse negocio de madame/mademoiselle é machista... Alias quando eu estava escrevendo o post fiquei pensando que como os franceses se casam cada vez mesmo, daqui a pouco esse negocio vai acabar naturalmente! Sei la!
Eu gosto de "mademoiselle" pela sonoridade da palavra mesmo, acho tão bonita! E como disse no post, alguém achar que eu sou jovem, c'est jamais de refus... hahaha

Anônimo disse...

Hahahahah...
Legal, Fernanda! Tb acho que um bonjour mademoiselle faz o dia mais feliz por mtos motivos!
Que sua mademoisellice dure mtos anos ainda! Hehehheh...
bjs
Paulinha,
q só consegue comentar como anônima...
=(

Tati Fanti disse...

Fééééér...Tava sem internet no dia 11, mas quero que vc saiba que eu NÃO esqueci do seu aniversário.
Mil, milhões, bilhões de beijos...
Tati e Madu

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...